25 de jan de 2009

O maior show de todos os tempos...


40 anos atrás (exatamente no dia 30 de janeiro de 1969), a maior banda que já existiu na história do rock n roll, fez o seu último e mais memorável show. O Show do “telhado” (Rooftop) foi uma idéia concebida há apenas 4 dias antes da sua realização. A idéia de se fazer um show surpresa, ao ar livre foi algo realmente original , e copiado até hoje por muita gente (leia-se U2 , REM e etc.).


Parte 1 do show




O show surpresa foi realizado numa manhã gelada de Londres, bem no horário do almoço. É muito legal ver a aglomeração gradual dos curiosos na rua e nos telhados. Imaginem você estar saindo do trabalho, e de repente, tem o fab four tocando de graça. E mais, ser a última apresentação dos caras! É como ganhar na sena.


Parte 2 do show




O show na verdade foi a cereja do bolo, qual finalizava o documentário “Let it be”, o qual até onde eu sei é inédito em Terra Brasilis... a propósito, foi graças ao youtube que eu vim finalmente ver esse show na íntegra da pesada. Os Beatles contavam com a presença do tecladista Billy Preston, que segundo depoimentos dos próprios Beatles, a presença dele foi um fator atenuante para minimizar o ambiente pesado, mas vamos nos ater as boas lembranças, tais como “Don’t let me down”, é o verdadeiro hino que dá a cara para todo esse show e sua atmosfera única, quando ouço falar em “rooftop”, me vem logo a cabeça Lennon cantando ela.

O show terminou com um pedido elegante da polícia britânica com relação as “queixas” sobre o som alto, será que alguém realmente ligou para dar queixa? Fica em nossas lembranças, a bela imagem do quarteto, todos cabeludos e malucões, com suas roupas excêntricas e as canções.


Até o local foi usado pelo Oasis em 94 no clipe de “Supersonic”, Os simpsons também fizeram uma paródia a este show, em um episódio que George Harisson faz uma ponta, o show rola no telhado do bar do Moe.


Infelizmente vou ficar devendo a parte, porque o vídeo do youtube tá com um probleminha com o html daqui, e acaba desconfigurando todo o blog...



Click aqui para efetuar o download do show em mp3/

click here to download the show in mp3 format



Senha /password : www.manuelbeatlogs.blogspot.com

Beatles... 4 ever


3 comentários:

André Flâneur disse...

Quando eu era muleque, por volta dos 13 anos, vi um dia uma matéria na TV sobre esse show e aquilo me marcou profundamente. Desde então, Os Beatles são parte essencial da minha vida!
Parabéns pelo blog, vou adicionar aos meus favoritos.
André Flâneur

André Flãneur disse...

By the way, só vi o seu comentário no meu blog ("Flâneur") esses dias. Depois de mto tempo venho aqui fazer uma visita. Parabéns pela iniciativa.

Blimbou disse...

Valeu André.
volte sempre, e fique a vontade

Related Posts with Thumbnails