31 de jan de 2009

Que diabos é a censura afinal ?

Durante a história do rock, muitos artistas já se depararam com uma coisa chamada “censura”. A censura apareceu quando algo está extrapolando os limites do que muitos chamam de bom senso (ao ser contrário a ordem vigente ou fazer algo a contra gosto da maioria). Eu já sabia que muitas capas de discos foram censuradas em virtude de sua “idéia artística” ser arrojada demais para o grande público.

O meu interesse por esse assunto será explicado ao final do post, a priori iremos listar alguns discos com suas capas originais (censuradas) e suas respectivas capas alternativas.

Para quem não sabe, os Beatles foram alvo da censura, com a sua sanguinária capa de “Yesterday and today”, disco que até hoje é vendido a peso de ouro.

Rapazes carniceiros!

John Lennon e Yoko Ono, com o seu esquisitíssimo “Unfinishing music 1”, chocaram a opinião pública com a nudez do casal na capa. A solução, foi “embrulhar” os salientes.

Uma tesoura para o casal por favor!

O Blind Faith (banda de Eric Clapton, Steve Winwood e Ginger Baker), tiveram que mudar de capa, tudo devido ao topless da adolescente da capa (isso sem contar com o avião em forma de falo que a jovem segura). Segundo umas lendas, essa jovem era uma filha bastarda de Baker, outra lenda reza que a jovem era uma escrava sexual do grupo. Na verdade, ela queria era uns trocados como modelo, e só.

Jimi Hendrix já foi mais adiante, encheu de mulher nua a sua capa de “Electric Ladyland”.

O U2 teve a capa de “Boy” considerada material “impróprio” e que remetia a “PEDOFILIA”!!!

O Poison teve dois de seus álbuns censurados, o primeiro em virtude da tatuagem recém feita, com direito a sangue (de verdade) e todo o mais, e o segundo a capa com a linguaruda (não sei o que há de indecente ou sugestivo nessa!).

O The beautiful south pegou pesado ao colocar um homem e uma mulher preparados para o suicídio. Os insanos foram trocados por bichinhos de pelúcia.

Em matéria de censura, ninguém ganha os Scorpions, até onde eu pesquisei os caras tiveram 6 capas censuradas! Acompanhe abaixo cada uma delas.


Essa tá na cara né...

A capa original mostrava um pouco do decote da moça...


Os Rolling Stones tiveram as capas do seu Beggar’s Banquet (aquele banheiro sujo da capa original era de muito mal gosto para os gentlemen da Inglaterra) e Sticky Fingers (a capa de Warhol não era sugestiva, ela dizia tudo!). A segunda na verdade, é que as caixas com relação ao zíper, pois o zíper danificava o vinil, e a capa alternativa saiu somente na Espanha.

O Guns n roses ao expor um estupro brutal realizado por um robô na capa de “Appetite for destruction”, foi o suficiente para gerar uma capa nova.

White Zombie teve que vestir a sua modelo no disco abaixo.


Roxy Music teve suas belas mulheres da capa desfocadas e etc...


O Aerosmith para não ter problemas com religiosos Hindus, optou por modificar “Nine lives”.

Janne’s Addiction... basta olhar.

O Slayer finaliza a lista com 2 de seus álbuns com capa alterada em virtude do seu teor artístico...

O que me motivou a fazer esse post ? Foi o seguinte, eu estava nas minhas andanças pela net quando me deparei com essa famigerada capa.

Trata-se de um disco de carnaval infantil assinado por ninguém menos que Xuxa Discos. Na época, eu era criança, e nem me liguei nas maldades. Mas olhem um pouco mais... uma menina que Mal consegue engatinhar com uma calcinha FIO DENTAL! E pior, em uma posição altamente sugestiva (se é que vocês me entendem). E logo atrás, o garotinho negro, com uma folha de adão em cima da Piroca. Seja lá quem for o autor dessa capa, a pessoa pode até não ter tido maldade em sua concepção, mas sugere um monte de absurdos!

Isso é Brazil, esse tipo de coisa não foi censurada, e por que será? Será que os Beatles e Cia estavam nos países errados? Será que por que lá não tem tantos reis e rainhas como aqui ? Ou é por que a putaria é tão banal em nosso país, que é melhor deixa as coisas como estão...

That’s life...

5 comentários:

Andre Vinicius disse...

Interessante post!
A xuxa mostrava até o seio em um de seus discos! tenho ateh esse bolachão aqui em casa!
abraço!

Blimbou disse...

Cara, com monarcas não se brinca...

Rafael Oliveira disse...

ehh brasilzão
samba, bunda e violência...

Sérgio disse...

A capa da Xuxa ter essas coisas não é supresa, cá entre nós. Enfim, coisas que a gente não percebe quando é "baixinho".

Valeu pela visita no blog, Paulo! Sou o Sérgio, lá do 100Grana.

Alê disse...

Esta capa da Xuxa faz as capas de nossos heróis parecerem coisas sacras... Virgem Santa!

Related Posts with Thumbnails