7 de fev de 2009

Franz Ferdinand - Tonight (2009)

Clique na imagem para baixar o cd
Click on the picture to download the cd


Em 2004, o Franz Ferdinand estreou com um discaço cheio de canções que remetiam a disco music, e sobretudo, na sua essência, a um bandaço chamado Talking Heads. É importante também citar outras influências legais que eles tiveram como The Fall e Gang of four. O Franz nessa estréia teve a favor, o som retrô, guitarras cortantes e refrões colantes. O disco que seguiu foi "You could have it so much better" de 2005, já decepcionou um pouco, a banda já estava menos inspirada e repetitiva. Mesmo assim, ainda valia a pena de se ter o cd na coleção, o curioso que o nome do segundo cd já sugere a perda de qualidade "Você poderia ter algo bem melhor".

Somente após 4 longos anos, a banda resolveu voltar com "Tonight", pelo que percebi está sendo bem recebido pela crítica, o que não será o caso aqui. O Franz levou 4 anos para fazer um disco sem sem grandes hinos, e o pior, as guitarras cortantes e suas riffs já não são mais as mesmas. Kapranos e cia se prenderam demais a disco music, e isso não me agradou, o grupo perdeu muito da alegria, empolgação e peso.

Do disco novo só gostei de "Ulysses", "No you girls","Lucid dreams", "live alone" e a bela "Katherine kiss me", as quatro primeiras citadas, são as que mais se parecem com o habitual Franz, enquanto "Katherine kiss me" mostra que nem tudo está perdido (bela canção com voz e violão). Se os caras do Franz resolvessem fazer o disco todo no estilo dessa última canção, aí sim, este blogueiro estaria enaltecendo o mesmo orgulho e empolgação que sentiu ao ouvir o primeiro disco.

O diagnóstico: "É mais fácil o Franz perder fãs velhos, do que ganhar fãs novos com esse disco novo". A sugestão para um nome do terceiro disco seria "You could have it so much worse".

NOTA: 4

Ouça "Katherine Kiss me":


2 comentários:

Nokenicus disse...

Hola, pasando a saludar y tambien para invitarte a que pases y veas mi blog a ver si encuentras algo de tu agrado y si te gusta intercambiemos enlaces, una suerte de fucionar dendritas o algo asi diria yo,je.
Saludos y hasta la proxima.

Blimbou disse...

Ok, vou ver seu blog.
obrigado pela visita e pelas palavras

Related Posts with Thumbnails