22 de mar de 2009

A afinação "open G" de Honky tonk women.

Quando comecei a tocar violão, eu comecei por coisas básicas como Beatles, Oasis e Nirvana. Afinal, as músicas eram fáceis de tocar e cantar ao mesmo tempo (tudo bem que eu canto muito mal, mas diz o ditado de quem canta seus males espanta). Nessas brincadeiras de aprender música (seja tirando de ouvido ou a partir de revistinhas cifradas ou por amigos), eu sempre fiquei com um incomodo em relação a canção "Honk Tonk Women" do Stones.

A primeira vez que eu tentei tirar essa canção foi em 99 (eu acho), eu vi que ela começava em "G" (sol), mas não era exatamente aquele sol que todo mundo faz na terceira casa. Eu tentei as variações próximas, e nada. O que complicava mais ainda eram as passagens para as demais notas, nada saia igual. Até que um tempo depois, eu achei uma revistinha cifrada que vinha a tal canção, e as notas estavam lá, bem triviais e básicas. Mesmo assim, não era a mesma coisa.

Um certo tempo depois, o meu irmão mais velho (ao contrário de mim, ele é músico de verdade), colecionava umas revistas chamadas "Guitar player". Uma dessas edições vinha uma entrevista com um dos maiores colecionadores/guitarristas do Brasil, o sr. Marcos Rampazzo falando justamente sobre "Honk tonky women" e a bendita afinação. Rampazzo percebeu que o som era ligeiramente diferente, e ele já havia visto que Keith Richards batia nas cordas com elas soltas, e de cara percebeu que era uma outra afinal, e conseguiu chegar a essa afinação. Essa afinação é conhecida como "open G tuning" (ou afinação aberta em sol). A afinação é a seguinte: D B G D G D (da primeira até a sexta corda).

Quando o meu irmão se deparou com essa afinação, resolveu logo "acertar as contas" com uma canção do Led Zeppelin (que eu não lembro o nome agora), que também usa o "open G". Hoje em basta buscar por ela na net e por outras coisitas mais no google... como as coisas ficaram fáceis né.

Assista aqui, os Stones em ação tocando "Honky tonk women":


See ya

3 comentários:

V.G.A. disse...

ey hola! siento contestarte tan tarde... me parece bien intercambiar los links, avisame y lo hacemos. Saludos.

Bueno blog!

Fernando Henrique Guedes disse...

Afinação em open g é uma boa pra esses sons,já que eles pedem um som com mais ''poderosos'' e com mais sustain,coisa q fazendo o acorde numa outra afinação fica uma coisa muito diferente.. muitas outras dos stones usa isso,sendo q eu nunca consegui tirar ''can't you hear me knockin'',''hand of fate'' em outra afinação. legal vc falar sobre isso aqui.

bom blog.

Blimbou disse...

Olá fernando,

de fato, existem outras afinações.
Caso eu tenha acesso a outras e puder relacionar com alguma canção clássica, eu posto aqui.

valeu pela visita

Related Posts with Thumbnails