20 de mar de 2009

Japan Tribute - Radiohead (2007)

Clique na capa
Click on the picture

Sei que eu poderia ter feito o óbvio, e ter postado um "the bends" ou "ok computer" ou "kid A", dava um 10 e falaria o mesmo blá blá blá que todo o fã do Radiohead tá calejado de saber.
Resolvi prestar um "tributo" ao grupo de Yorke (que está no Brasil para fazer shows), postando esse tributo de bandas japonesas.

Trata-se de covers para algumas canções do Radiohead, de acordo com a ótica dos caras. O Audio Active abre o cd com "Karma Police", logo no começo tem uma zoada alta (acho que é algum instrumento oriental, não faço a menor idéia que bagulho é aquele) que até assusta, mas dá um toque legal que até cairia bem na versão original, isso sem contar a atmosfera pesada que os caras deram pra música. Essa versão conta também com uma espécie de banjo que é bem característico do oriente.

"Destaco" também, a versão do THE LOCAL ART para "Fake Plastic Trees". Eu deixei destaco entre aspas, porque não se trata de uma bela versão. Os caras reinventaram "fake plastic trees", formando até mesmo um novo refrão. A compentência deles e ousadia em formatar a canção foi louvável (coisa que muita gente teme ao fazer uma cover, e acaba indo pro feijão com arroz), mas a canção é fraca... é digna de uma trilha sonora de "Malhação", mesmo assim fica o registro da ousadia dos caras.

Gostei da versão do Tsubaki para "Black Star", o vocal levemente nazalizado do cantor e as riffs mais cruas, até deixaram a canção legal. Gostei da versão do LITE "Everything in its Right Place". Gostei também de I-lulu tocando "Just".

É interessante ver como pessoas diferentes, conseguem enxergar a mesma coisa de forma diferente. Esse disco tem mais versões, eu comentei as que me chamaram a atenção, eu sei que os fãs podem dizer "Ahh Marcelo, essa bomba desse álbum nem se compara ao original", o que importa é ouvir desprovido de qualquer preconceito e ficar buscando o as versões originais (vai ser impossível para qualquer fã, incluindo eu rsrs). Mesmo assim, o cd vale como curiosidade, a propósito, foi muito mais interessante ouvir esse tributo de bandas japonesas, do que ouvir "NLOH" (vcs sabem do que eu estou falando...).

Fica aí o registro, see ya

NOTA: 5,5


0 comentários:

Related Posts with Thumbnails