15 de mar de 2009

The Jesus And Mary Chain - Darklands (1987)

Clique na foto da capa para baixar
Click on the picture

Esse post está sendo uma reedição de um "flog" que eu tinha há uns 4 anos atrás, e infelizmente não tinha tanto espaço para escrever nele.

Já haviam se passado 20 anos após o lançamento do primeiro disco do the Velvet Underground (o clássico disco da banana), foi em 87 que o Jesus & Mary Chain lançou esta obra prima do pop dos anos 80 . Modelando perfeitamente o estilo elaborado por Reed e cia com os estilos e preceitos do som de 80.

Comparações à parte, o Jesus mostrou-se uma banda única com suas guitarras altamente distorcidas, desenfreadas e cortantes. Enquanto muitos viviam o Oba-Oba do "Joshua tree" do U2, uma minoria apreciava sabiamente este discaço. Muitas bandas como Radiohead, Withe Stripes e The Raveonttes curtiram muito essa banda.
Esse disco eu vim conhecer bem tarde, exatamente em 1999, em uma cópia em vinil. E detalhe, nunca vi em CD!
"Darklands" abre com a canção homônima ao disco, cujo lirismo e calma dão todo o clima que o ouvinte precisa para "viajar" no bom sentido.
Aqui você pode ouvir "Darklands":


Os vocais de William Reid são muito legais, e apesar do visual bem estilo "Echo & Bunnymen", o Jesus seguia uma linha menos pop que o grupo de Mculloch, e se destava de forma que distinguível dos demais grupos. Segundo o portal "allmusic" ,"Happy when it rains" serviu de inspiração para o Garbage compor a sua "Only happy when it rains", talvez funcione como uma resposta ou continuação.

Se você é apreciador do som de 80, ou curte algo próximo ao Velvet, eis o disco que eu recomendo "Darklands".

NOTA: 9,2

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails