27 de abr de 2009

Emerson, Lake & Palmer - Trilogy (1972)

Senha/password: amrao

O quarto álbum do power trio Emerson, Lake e Palmer, começa arrasando pela belissíma capa (algo que era de praxe nos discos de rock progressivo), que junta o supergrupo em um corpo só, sugerindo a alto entrosamento da banda. Apesar de eu não conhecer todoa a discografia do ELP, eu considero, "Trilogy" como o grande salto do ELP (também gosto muito do primeiro disco e de "Brain salad surgery"). Provavelmente, esse meu fascínio exagerado é devido ao fato de eu ter possuído o disco em vinil, nada mais justo que estreiar o lado "progressivo" do blog com um disco tão marcante.

Esse disco conta com um dos mais marcantes hinos do progressivo que eu já ouvi nessa vida, a canção "From the beggining". Essa canção conta com um violão muito bem trabalhado, e com solos feitos na medida certa (um bom exercício para quem quer tocar algum dia na vida). O som do baixo, solado ao longo da música, e o solo do teclado ao final, dão um ar altamente transcendental. Inclusive, a canção "Mania de você" da Rita Lee, lembra muito essa canção... coincidência, provavelmente.


"The Sheriff" é outro clássico que figura no álbum, é uma canção altamente acessível (ela fica na cabeça) e não tem longa duração (caso você seja "apressado" como o crítico de discos da revista SET). Eu gosto muito da jogada que o trio faz casando os compassos da bateria com o baixo e os teclados, todos se completando e preenchendo os espaços.

Temos também "Hoedown", que é uma viagem instrumental, bem ágil e uma verdadeira mostra do talento combinado do power trio, e que nos faz pensar "Cacete, só os três tocam tudo isso mesmo ?". Você se depara com uma loucura sonora, que parece não ter freio, cujo teclados de Keith Emerson são realmente o que há de sublime!

O disco fecha com "Abbadon's bolero", que é de fato uma alusão ao bolero de Ravel, mas logicamente com a base progressiva do ELP. Keith Emerson se multiplica nos teclados, basta prestar atenção, e contando como sempre, com o suporte do "baixão" que Lake toca.

Disco vale a pena gente! Falou!

Aqui você pode curtir, uma perfomance de "From the beggining":


NOTA: 10

4 comentários:

Anônimo disse...

Cara, é o contrário: Emerson é o tecladista e Lake é o baixista. Saber isso é meio básico para quem vai falar do ELP, né?

Blimbou disse...

Olá Anônimo, de fato eu errei no post... acontece nas melhores famílias. Já até corrigi, valeu.

Ayana disse...

eu queria saber o nome das musicas desse disco, porque tenho o disco aqui mas sem o nome das músicas e a ordem.

Blimbou disse...

Oi Ayana...
segue a lista das canções:

1. The Endless Enigma (Part One)
3. The Endless Enigma (Part Two)
4. From The Beginning
5. The Sheriff
6. Hoedown
7. Trilogy
8. Living Sin
9. Abaddon's Bolero

Obrigado pela visita e pelo comentário, volte sempre

see ya

Related Posts with Thumbnails