17 de abr de 2009

The Strokes - Is this it (2001)

Senha/password/code: www.the-sound-source.com



Esse post foi publicado originalmente em 2005 em um flog (com algumas correções)

Em 2001 a banda The Strokes surgia no cenário do rock norte americano com estilo de som muito semelhante ao The Stooges e Television (ambos americanos). A linha de guitarras dos Strokes é o grande diferencial;pois,as duas guitarras revezam-se entre a base e o solo, e até mesmo uso de riffs (no melhor estilo Richard Lloyd)nas canções. Tem gente que diz que esse estilo é muito parado, eu prefiro essas bases simples do que a rapidez e pirotecnia de um Dragon force (não estou dizendo que os caras do Dragonforce são ruins de guitarra, apenas a subutilizam...).
Outra característica retrô é o vocal de Casablancas que lembra Iggy Pop nos tempos de Stooges , porém menos agressivo.


Outra coisa interessante, é o fato de bandas como Television e Talking Heads (álbum:"77") não "preencherem" as suas canções, de tal modo que se percebe certos "vazios",ou seja, curtos espaços de tempo de silêncio entre um solo e outro. Isso não é um demérito;e sim, uma tendência da época que fora resgatada pelos Strokes. As músicas são simples do ponto de vista instrumental, provando que uma grande banda de rock não precisa berrar ou arrebentar as suas guitarras e bateria para se fazer rock com peso e de qualidade.
Os Strokes fazem o rock à sua maneira dosando o seu peso, sem cair no ponto comum."Is this it" é um disco para se ouvir do início ao fim.
NOTA: 10

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails