26 de mai de 2009

Yes - Fragile (1972)




"Fragile" é o quarto álbum do Yes, lançado originalmente em 1971, e que conta com uma bela arte na capa assinada por Roger Dean (que contribuiu também para a capa de "Yessongs").
A minha experiência com este disco veio tardia, somente em 1998, quando eu fui apresentado ao Yes, consequentemente ao rock progressivo, pelos meus amigos Aerton (Mark) e Sandro (Hammil).
Até então eu estava acostumado com os formatos básicos do rock, coisas como pop de 80, britpop e punk, o Yes me mostrou que o rock pode tomar contornos de música clássica, tal como uma verdadeira orquestra sinfônica, com direito a mudanças abruptas e grandes retomadas durantes as canções. As canções soavam como épicos, não pelo tempo de duração, e sim, pela grandiosidade das composições.

Outra coisa que me marcou muito com "Fragile", foi aquela introdução de "Roundabout", em que Steve Howe realiza um "Pizzicato", que é aquele leve toque que os dedos dão na corda da guitarra, e que gera um som cristalino. O Pizzicato é muito utilizado para uma afinação perfeita do violão.

O baixo de Chris Squire, sempre com aquele timbre bem "Dum dum", se sobresaindo e marcando as canções, sobretudo nas canções "long distance runaround" e "Heart of the sunrise".
Rick Wackeman é outro monstro que detona com os seus teclados, e ele por si só já era uma orquestra ambulante "Cans and Brahms". Steve Howe não fica de fora, e demonstra todas as suas habilidades solo na instrumental "Mood for a day" (crianças, não tentem tirar essa música em casa).

Ainda me lembro, que toda as vezes que eu ouvia o meu vinil, eu fazia questão de deixar a capa de frente, e eu pensava com meus botões "aquilo é uma obra de arte".

2 comentários:

Fábio Gutterres Fernandes disse...

Oi Blimboun!
Beleza?
Cara, muito obrigado por postar este disco do Yes! Acho que a última vez que eu escutei ele na íntegra foi em 1989! Faz muito tempo!
Só tem um pequeno problema, qual é a senha para poder descompactá-las?
Abraço!

Daniel disse...

Toco de buenas a Mood For a Day xD
Mas demorei uns 3 meses pra tirar limpinha

BTW, belíssimo album, tava procurando pra repor minha coleção.

Related Posts with Thumbnails