7 de jun de 2009

O dia em que o avião virou passageiros



O U2 após o lançamento de “Zooropa” e sua bem sucedida turnê “Zoo TV” em 1993, passou uns anos no limbo da música sem produzir, apenas realizando trabalhos pontuais como uma canção num “Missão impossível” aqui, um “Batman forever” ali e compondo uma canção para outra pessoa cantar num 007 acolá…

Entretanto, no ano de 1995, o U2 em parceria com Brian Eno (ex Roxy Music e de currículo invejável) resolveu fazer um álbum “conceitual” , com direitos a canções instrumentais e todo o mais. A idéia era compor o álbum com canções feitas para diversos filmes, diferentemente do que é dito em muitos sites, e como foi dito pelos irresponsáveis Léo Madeira e Marina Person no famigerado “Top top”, de que o U2 fez uma trilha para um filme que nunca existiu, na verdade todos os filmes estão lá indicados em cada uma das canções. Por exemplo, “Always forever now” toca na cena de perseguição do filme “Fogo contra fogo”, a canção “Miss Sarajevo” toca num documentário que eu não sei o nome e me lembro também de uma outra canção que toca no mangá japonês “Ghost in the Shell”.

“The passengers…” não é um disco de rock, tal fato foi um tiro no pé de 99,9% dos fãs que compraram o cd na época, fato compensado pelo super hit “Miss Sarajevo”.

Esse disco é indicado para quem gosta de música instrumental como Vangelis, Kitaro, Mike Oddfield, e outras maluquices como Enya e etc..

Não estou abrindo o espaço nesse blog para enaltecer o disco, ou livrar a cara do U2, e sim para falar dessa curiosidade; pois , ainda vejo muita gente creditando “miss Sarajevo” somente ao U2, e esquecem o “reluzente” Brian Eno. Depois desse disco, o Passengers voltou a ser U2, e veio com uma série de “tiros no pé” como a trilha do “Hotel de 1 milhao de dólares” e “All that you can leave behind” (esse último os fãs adoram, sobretudo a nojentissima “Beautiful Day”). É isso aí, na falta do que fazer, o U2 resolveu mudar de nome para não afetar a “marca”.


Nota: 2,0

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails