26 de out de 2009

Mamãe eu quero um baixo elétrico



Desde de que o rock é rock, o mito do guitarrista sempre foi motivo de admiração, desejo e até mesmo um meio de se ofuscar os demais músicos. O guitarrista sempre rouba a cena com seus solos, no qual acaba trazendo os holofotes para si.

Caras como Hendrix, Clapton e Jeff Beck que o digam, pois já ficavam com os holofotes para si sem mesmo dar início aos acordes. Mas, e o pobre do contra-baixista ?
Tá lá num canto, com um instrumento que nem todo mundo se liga no som. É um "dum dum" o tempo todo.

Eu só vim começar a prestar atenção na música como algo composto de vários fragmentos que se complementavam quando comecei a ouvir os Beatles. Paul McCartney, a partir de 67 (para ser mais preciso, no sgt.pepper's), nos apresentou o baixo solado. Diferente dos solos usuais que seguiam sempre a mesma escala. A impressão que dá, é que McCartney simplesmente concebia os solos. Na minha opinião, a canção em que ele expressa a sua complexidade máxima é "Hey Bulldog".

Outro baixista que gosto muito é Geddy Lee do Rush, basta ouvir o sonzão que o baixo dele faz em "Subdivisions". A propósito, o rock progressivo foi o que nos presenteou com os maiores baixistas que temos notícia.

Na minha opinião, o baixo é o som mais importante de todos os que compoem uma canção. É o baixo que dá o tom que virá, em muitos casos a bateria segue o compasso que o baixo dá e por aí vai. Não é a toa que temos o "drum bass" que dispensa guitarras e até mesmo exemplo de gente que dispensa guitarras, mas não abre mão de um baixo, como por exemplo Keane.

Então, parafraseando Gessinger... "Mamãe, me dá um baixo elétrico".

PS.: O baixo em destaque é da marca Rickenbacker, o qual foi predominante nas bandas de progressivo e foi introduzido por Paul McCartney (aliás, os Beatles introduziram Rickenbacker no mundo).

see ya


4 comentários:

Manô disse...

Adoro o dum dum do baixo!

Blimbou disse...

Eu tb rsrs

Raoni disse...

Caralho Marcelo, o blog ta muito massa.

Blimbou disse...

Valeu cara!!!
fica a vontade

Related Posts with Thumbnails