6 de mar de 2010

The Charque side Of the moon (2008)


http://www.4shared.com/file/80996981/3d6474b4/The_CHARQUE_Side_of_the_Moon__.

Calma! Este blog não é destinado à putaria! A capa acima é do disco "The charque side of the moon", um "mash up" (cover misturada a algo inusitado). O nome charque, talvez não seja muito comum para o pessoal do sul do Brasil, lá eles tão acostumados com "carne seca", a quem quem chame o charque de jabá. Mais o que raios o Pink Floyd, o charque e a chavasca horripilante cabeluda tem haver com isso ?

Vamos por partes, charque é "carne de boi seca" (lógico cabeção, eu sei disso), tente pronuciar "carne de boi seca" bem rápido. "Boi seca" "Boi seca""Boi seca""Boi seca""Boi seca""Boi seca" ... sacou? Por se tratar de uma gíria sofisticada do Pará, o cara que bolou esse mash up resolveu fazer um título que tivesse algo paraense.

O pouco que eu sei é que tem uns caras do La pupuña e mais um monte de convidados, a idéia era regravar todo o "Dark side" impregnado com o estilo da música paraense. Simplesmente colocaram no caldeirão: brega, guitarrada marajoara, cumbia, merengue, tecnobrega, carimbó, lundum ... acho que foi isso tudo.

Quem me conhece sabe que já faço vista grossa para o rock nacional, imaginem como fica a minha vista para o rock paraense. Agora imaginem a minha vista para coisas como o brega... Pois é, apesar de todos esses fatores contrário, o disco não é de todo péssimo.

Eu reconheço que as adaptações foram muito bem arrajandas, o som está limpo, os efeitos dos instrumentos estão bem próximos ao do original... a única coisa que matou foi a inclusão dos ritmos paraenses. Eu to cansando de ouvir bosta de brega, por onde se anda aqui (até no ônibus), é essa merda de brega tocando. E por conta disso, terei até que ouvir brega nos grandes clássicos do rock? Só pode ser brincadeira dessa galera do la pupuña.

Tenho amigos que curtem muito a banda do La Pupuña, o meu querido Mark a essa hora deve querer minha cabeça por isso, mas eu não consigo engolir esse papo deles quererem ser cults tocando bosta de "gererê" com surf music.

Eu ouvi o disco inteiro (sim, ouvi). Em "Speak to me" se pode ouvir o som de um motor de barco (quem mora perto de rio como eu, ouve direto), esse tipo de embarcação é conhecida por "pô pô pô" justamente por causa do som característico.

Dentre as versões, "Us and them" foi muito bem produzida, pena que ficou alegre demais com aquela batida de lambada (ou sei lá o que é aquela porra de batida), "Time" teve seus solos originais muito bem executados, isso é inegável (isso se não for sampler do original, espero que não seja senão vou retirar o elogio).

Quando "Brain damage" começa, eu achei que fosse tocar "Saramandaia", mas a coisa fica mais estranha com o uso da guitarrada no meio da música (guitarrada é um ritmo daqui, não pensei que é uma porrada com a guitarra). Uma coisa interessante, foi a inclusão da risada da Fafá de Belém, pqp o Syd Barrett ficaria mais "lunatic" se houvesse a risada dela, é de meter medo!!! Se o Pink Floyd ouvisse, certamente iriam dizer "Putz, deveríamos colocar essa risada dessa louca na nossa gravação original".

Eu reconheço que foi um trabalho ousado, bem adaptado e bem gravado, mas pra mim não somou em nada e não fará nenhuma falta no minuto a seguir. Eu fui bastante criterioso nessa avaliação e tentei ao máximo ser menos exigente.

até mais

PS.: Reconsiderei a nota anterior, acabei sendo bonzinho demais.

NOTA: 1,0

6 comentários:

Rafael Oliveira disse...

Admiro tua grande coragem de comentar um comentário tão rico acerca dessa bosta, ouvi por curiosidade mas meodeosdocéu não se faz isso com os Floyds, mas enfim é isso, eu queria te fazer um pedido, não acho de forma alguma o disco The Eternal do Sonic Youth na internet todos os links de download foram cancelados, se conseguires podes postar? não sabes o quanto minha boca fica salivando quando vejo a capinha do disco e não consigo baixar, se puderes agradeço, ah quer uma coisa legal o tributo ao Delinquentes tem ótimas versões pra músicas nem tão boas a maioria ficou melhor que a original enfim...

abraço e sucesso e rock na véia

Blimbou disse...

oi rafael

farei o possível para achar esse disco.
valeu pelo comentário

Menegat disse...

Fala Paulo, beleza cara?
Paulo, visitei teu blog por remissão do "Dudu2doVinil", um blog que eu frequentava muito antigamente. Muito bom mesmo, tem um ótimo gosto musical! Uma pena eu ter entrado justo quando vc postou esse album aí, terrível! heuheuheuhe.

Cara, deixa eu aproveitar e te fazer um apelo: vc tem acesso ao blog do Dudu2doVinil ainda? Ele bloqueou só para pessoas autorizadas, e eu queria muito voltar a ter acesso a ele, faz tempo que não vasculho por lá... tem como entrar em contato com o Dudu e pedir pra ele liberar a conta "fermenegat@gmail.com" ??? Qualquer coisa, me manda um e-mail em fermenega@hotmail.com, tenho bastante coisa aqui no pc, se vc quiser algo pra upar aí, o acervo tá grande huehuehueh

Abração, valeu!!

Blimbou disse...

oi Menegat

eu não sabia que ele havia adotado esse critério que restringe as visitas.
vou tentar falar com ele,se eu fosse você tentaria diretamente com ele no orkut, ele tem uma comunidade sobre vinil no orkut.

de repente ele te responde com mais rapidez, eu não lembro dele responder os comentários no blog dele, mas no orkut ele responde numa boa.

e com relação ao disco... a capa é feia mesmo,o bom do post aí que serve como "curiosidade"

até mais

sandro hammill disse...

ai meu culhãooo, que porra é essa ?? mas que porra realmente é essa ?? não sei nem oque dizer ! mas tem que escutar né ? pra poder falar né ? o caralho.. a puta que pariu do caralho... cara vou me trancar no quarto colocar summer 0ff 68 pra ver se me desinfeto

Blimbou disse...

que honra!!!
Sandro Hammil!!!

Bem , respondendo a sua primeira pergunta.
"Isso é Belém... isso é Pará... isso é brasiiiil..."

Foi um sacrifício ouvir isso!
Ainda fui bonzinho., eu já to achando que esses caras samplearam a partir das músicas originais.
E com relação a desinfecção, passei uma semana nesse processo.

PS.: eu já até tinha me esquecido desse post, e resolvi corrigir algo, a NOTA. Acho que fui bonzinho demais da última vez. até mais

Related Posts with Thumbnails