25 de mar de 2010

MGMT: Congratulations (2010)


Em 2008, pirei muito quando ouvi "Oracular spetacular" do MGMT, o que me fez viver uma expectativa muito grande pelo álbum que seguiria (a última vez que vivi algo parecido foi na época de "Be here now", o Them Crooked Vultures só vai entrar nessa lista quando anunciarem o segundo trabalho). Eis que finalmente o disco está, mas não foi lançado! O álbum vazou, isso mesmo, alguém do estúdio peidou na farofa e deixou que as 9 canções do disco novo caíssem na rede. O mais curioso de tudo, é que o próprio MGMT em seu site diz algo do tipo " Se você tiver de ouvir o nosso álbum, faça isso diretamente com a gente", foi o que fiz. Tá muito difícil achar o link de download, a maioria ficou fora do ar, então o jeito é seguir o conselho do duo.

De modo geral, o MGMT está soando um pouco diferente em relação ao disco anterior. "Congratulations" não tem toda aquela força pop de "Oracular spetacular", ou seja, você não irá sair assoviando as músicas como faria depois de ouvir "Time to pretend" ou "Kids". Esse disco novo também está com uma proposta de deixar os sintetizadores menos dançantes e viajantes que do disco anterior.

Aí você está a pensar "Pqp, o disco tá uma merda?", a resposta é não. O MGMT veio com uma idéia interessante (algo que eu sempre defendi por sinal), que é "conceber um álbum" e não montá-lo a partir de hits que vem pipocando ao longo do período de gravação num só disco, em função disso eles não queriam que o ouvinte fosse direto nos hits (o que desvaloriza as demais canções). De fato isso acontece, temo um álbum com uma sequência lógica e coerente.

Esse disco já está bem estilo anos 70, com uma cara de ELP e Genesis, entretanto com uma cara de mgmt.

"Lady Dada's nightmare" é a canção instrumental de disco, muito legal por sinal. Segundo os caras do MGMT, o nome não tem nada haver com a Lady Gaga. "Brian Eno" (isso mesmo! o cara é tão foda que virou música!) é a mais "rock n roll" das músicas desse albúm, eu não lembro do Eno ter canções parecidas com essa que o mgmt dedica a ele... mas tudo bem, eu recomendo.

"Congratulations" já faz o estilo T-Rex, até achei que fosse Bolan no vocal rsrsrs, muito boa mesmo. "Flash delilirium" é outra pérola que merece uma atenção exclusiva e que faz jus ao nome.

até mais

Nota: 9,8

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails