14 de ago de 2010

Caras pintadas do Rock




No post do Secos & Molhados eu toquei num assunto que até uns tempos atrás eu batia o pé e acusava acidamente o Kiss de ter copiado o visual de Ney Matogrosso e Cia. De fato, são muito parecidos, e além disso, sempre existiu uma lenda de que um suposto empresário haveria assediado Ney , porém o o vocalista recusou. Segundo o próprio Ney, um "tempo" depois apareceu o Kiss. Eu acreditava piamente nesta possibilidade, apesar de a mesma não ser descartável.

Mas seriam o Secos & Molhados os pais da "criança" de cara pintada?

Primeiramente, vamos levar em consideração que o "tempo" que Matogrosso se refere é apenas uma questão de meses. Segundo consta na história, o Kiss fez sua primeira aparição (em 73) pintado alguns meses após a primeira dos Secos & Molhados em 72. Mas será que esses meses de intervalo já seriam suficientes para levar a revolução do SM para os EUA? Eu acho improvável, mas não é descartával.
"We did it?"


Mas fato mesmo é que teve gente que surgiu antes do próprio SM, que já usava pintura no rosto, um exemplo é o senhor Alice Cooper. Também devemos citar o nosso sempre adorado Camaleão do Rock e seu trovão no rosto.




Até onde eu fiquei sabendo, o primeirão a usar tintas na cara foi o senhor Arthur Brown. Brown é um maluco de carteirinha cujo primeiro disco foi produzido por ninguém menos que Pete Towsehend (se você não sabe quem é o Pete, só lamento). O cara é uma mistura de Love com Syd Barrett, e pra completar uma cara pintada que varia entre os Secos e Molhados e o Alice Cooper. Brown fez sua estréia em 68 (acho que por aqui a conversa termina).




Brown em seu mundo louco


Por último, quero mencionar o mais novo integrante desse grupo de caras pintadas, o Teatro Mágico. Banda brasileira que faz um relativo sucesso, sobretudo entre os jovens que se acham poetas de nascença. O TM (calma! Não é "Tensão Menstrual" ou "Tesão do Marcelo", é Teatro Mágico!) tem uma maquiagem que oscila entre o Alice Cooper e aqueles carinhas que vivem daquele papo furado de mímica, não só o vocalista, mas toda a "trupe" está devidamente pintada para fazer os seus números e galhofadas!

TM: muita maquiagem,muito drama,muita metáfora e pouca música!

Bem , eu registro aqui que pretendo falar a impressão que tive desse tal de TM em um próximo post, não vou falar aqui para não queimar cartucho e muito menos fugir do foco.



até +

PS.: Aí você me pergunta "Blimbou, por que tu encerra com a Mallu Magalhães e nem seque diz o nome dela seu cagão?". Pois é, a minha intenção era de mostrar que essa pequena dos Tchuba-rubas não é ruim só de música... de maquiagem também.

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails