5 de nov de 2010

The Jam: In the city (1977)


Acreditem, mas esse que vos fala achava que o Ira! era uma banda inglesa que apenas tinha o inconveniente de só falar português. Entretanto, mudei inverti a ordem das palavras quando eu vim de fato conhecer o Jam. Um power trio inglês, altamente visceral, com sotaque londrino marcado e guitarras bem pesadas, sem a menor frescura. Sim! Eu disse sem frescura alguma! Rock pra cabra macho véi! Tá incomadado? Então veste uma calça verde, uma camisa rosa e sai cantando bosta por aí.

"In the City" veio em um momento especial, justamente quando o punk estava arrebentando a sapucaia de tudo que era coco. O diferencial do Jam, é que Weller não era um songwritter qualquer, ele tinha uma preocupação melódica e não se prendia àquele filosofia punk dos 3 acordes (nada contra, mas acho uma babaquice aquele comercial do Futura colocar o babaca do Sid Vicious no posto de segundo "Elvis").

O Jam era uma espécie de The Who, Small Faces e Kinks bem misturado, mas com uma velocidade maior, mais fúria e mais distorção.As batidas da faixa título são o melhor exemplo dessa agilidade que Weller empregou, reparem que o riff é a cara do Ira! (na verdade é o contrário). A propósito, essa canção é uma das melhores de toda história do rock. Em "In the city" a gente pode perceber claramente o sotaque britânico que eu havia mencionado.

"Slow down" é um clássico que já foi tocado até pelos beatles, e aqui soa como se fosse do próprio Jam! Eles conseguiram a mesma façanha ao regravar o tema da série "Batman" (sim, a série do batman barrigudo). Inclusive, "Batman" também está neste álbum, de longe é a versão mais porrada para o homem morcego.

"Art School" é outro hino da pesada que eu recomendo para vocês. Pena que "Town called Malice" e "Going underground" são de outros álbuns...

O Jam é um expoente punk que simplesmente não abriu mão de suas origens sessentistas de modo algum, a sua preocupação melódica, toque pop e um certo saudosismo , jamais melou no compromisso punk que a banda tinha.

até mais

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails