25 de dez de 2010

Deerhunter: microcastle (2008)

click on the link to download

Pode parecer um pouco tarde para falar de Deerhunter, de fato eu relaxei um pouco e poderia ter abordado o disco deles na época do lançamento, mas como sempre, o babacão aqui sempre deixava pra depois e depois... chegou a hora!

Ao ouvir "Microcastle" eu tive a impressão de estar ouvindo a perfeita fusão entre Brian Eno e Sonic Youth. Isso mesmo, o lirismo levemente eletrônico de Eno com as distorções do Sonic Youth. Tá certo que nem só de Eno e Sonic Youth o Deerhunter é feito, mas essa foi a forma mais direta e sucinta para dar um norte para quem nunca ouviu.

Particularmente, "Microcastle" é um disco para se ouvir somente em determinados momentos, não pense que ele pode ser a trilha sonora da sua festa dos sonhos ou do cooper no fim de tarde ou da transa perfeita. O estilo "Surf music" levemente desacelerado é algo que me agrada muito, mas não pensem que é tão Slow motion assim, "Nothing ever happened" que o digam.

A abertura do álbum é épica, dramática e delirante, com todas aquelas distorções e a batida leve de "Cover me slowly". Depois de uma abertura tão incrível, o disco segue com a minha faixa favorita "Agoraphobia". Me fez pensar em Velvet Underground e Lou Reed com seu vocal meio falado/cantado, é realmente demais. Sem contar todo o trabalho melódico, que apesar de simples é perfeito e fecha muito bem com a entrada dos sintetizadores.

"Saved by old times" soou muito parecido com uma canção dos anos 60 que gosto muito, pode até parecer implicância, mas que já ouvir "Season of the witch" do mestre Donovan certamente vai reconhecer a atmosfera...

"Never Stops" é a canção com maior potencial pop do disco, soa muito com aquele estilo Pixies de ser, tipo "Gigant" ou "Here comes your man". É bom rever a marca do Pixies sendo revisitada de forma inteligente e sem querer soar como oportuna.

"Microscastle" merece um lugarzinho, seja nas pastas de um pc ou ipod ou numa estante de cds.


NOTA: 8,5

0 comentários:

Related Posts with Thumbnails